Sabe aquela cena extra, que todo mundo espera ANSIOSO no cinema, no final dE CADA FILME da marvel? As hidden songs são quase isso no universo da música.

To Se você nunca ouviu uma Hidden Song você está perdendo parte da experiência de curtir um disco. As “músicas secretas” são como easter eggs, gravadas de tal maneira à quase passar despercebido por um ouvinte distraído. Elas são criadas pelos mais diversos motivos, mas sem dúvida são obras que poucos tem acesso.

Graças a Internet, conseguimos reunir algumas dessas raridades:

Her Majesty – Beatles

Essa foi uma das primeiras Hidden Tracks à aparecer em um disco. Em 1969, a música ficou escondida no final de Abbey Road.

Na época, McCartney julgou que a música não se encaixava ao álbum e disse ao engenheiro de som para jogá-la fora. Kurlander, que tinha sido instruído a nunca descartar nada que os Beatles gravaram, em vez disso a editou. Quando McCartney ouviu isso no dia seguinte, gostou do efeito aleatório, e liberou a entrada dessa obra de 26 segundos, a menor música já criada pelos Beatles.

Look At Your Game Girl – Guns N Roses

A música é um cover da música de Charles Manson, que ficou muito conhecido por ser o fundador de uma seita que cometeu vários assassinatos nos anos 60. Essa faixa secreta aparece no final do álbum The Spaghetti Incident?, após um período de silêncio, e não é listada no disco.

A música gerou muitas controvérsias, mas a banda garantiu que quis minimizar seu efeito ao não considerá-la como parte da obra, e ao não dar créditos ao compositor. “Foi apenas um humor negro da nossa parte”, disse Slash. Os royalties adquiridos foram doados para ONGs.

04/20/02 – Pearl Jam

Uma música tributo à Layne Staley. Podem ser ouvida em 6m03s da música Bee Girl, do álbum Lost Dogs, após longos minutos de puro silêncio. Uma música “crua”, diferente do que o Pearl Jam costuma produzir, representando claramente o sentimento de Eddie Vedder perante a situação.

04/20/02 (20 de abril de 2002) nomeou a música, pois foi quando o vocalista soube da morte de Layne.

The Real Song For The Deaf – Queens Of The Stone Age

A banda Queens Of The Stone Age levou o conceito de Hidden Song à sério quando escondeu a verdadeira “Song For The Deaf” na primeira faixa do álbum, “You Think I Ain’t Worth A Dollar, But I Feel Like A Millionaire”, que só pode ser ouvida quando a música é tocada ao contrário à partir de 1m33s.

A linha de baixo foi gravada em um tom tão profundo e baixo que pessoas surdas podem realmente perceber as vibrações nela e “ouvir” a música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s